segurança

SIEM: Análise e Gerenciamento de Ameaças Dentro do seu Ambiente

SIEM: Análise e Gerenciamento de Ameaças Dentro do seu Ambiente

Adotar uma solução SIEM deve ser prioridade em grandes corporações, com uma quantidade significativa de máquinas e equipamentos interligados. Ela ajuda na detecção de ameaças em tempo hábil para evitar problemas maiores, como possíveis vazamentos. 

Saiba mais sobre o serviço no artigo!

O que é uma solução SIEM?

A sigla SIEM significa Security Information and Event Management, que pode ser traduzido como Gerenciamento de Informações e Eventos de Segurança. Essa solução tem como objetivo dar visibilidade a comportamentos anormais dentro de uma infraestrutura de redes e máquinas. 

Para isso, ela analisa e correlaciona logs gerados por diversos equipamentos, não só apontando os problemas, mas também analisando a sua gravidade. 

Como funciona o SIEM?

Dentro de uma infraestrutura, existem dezenas de equipamentos e aplicativos conectados e rodando ao mesmo tempo. Pense na sua empresa, por exemplo. Quantos computadores são utilizados em função da companhia? 

Todos os dias, seus colaboradores executam milhares de ações e elas geram uma quantidade imensa de logs. Em um dia, uma única máquina pode gerar até 2 mil logs. Agora multiplique pela quantidade de pessoas que estão trabalhando para a sua organização. É humanamente impossível analisar todas essas informações!

Sendo assim, em caso de ataque ou suspeita maliciosa, ainda que o computador faça o bloqueio por meio de antivírus, a causa não será investigada, e, ainda pior, em caso de contaminação, não será nem percebida. 

Segundo levantamento do Ponemon Institute, hackers permanecem cerca de 78 dias na rede de uma vítima antes de serem descobertos.

Nesse contexto, o que o SIEM faz é analisar todos esses logs em tempo real e simultaneamente, gerando relatórios que indicam e correlacionam eventos críticos, permitindo que o analista de TI faça a correção antes de ter maiores problemas. 

Qual é o melhor SIEM?

Para ser eficaz, uma boa solução de SIEM deve fazer análises proativas, investigações automatizadas, visibilidade completa e ainda indicar priorização de ameaças. Mas, além disso, existem sistemas ainda mais completos que são conectados e guiados por Inteligência Artificial (IA), como o QRadar da IBM.

Nesse caso, além das atividades padrões, a plataforma ainda aplica análises cognitivas, fazendo a classificação da ameaça e dando insights de como solucionar. 

O Instituto Ponemon fez uma análise comparativa entre diferentes ferramentas de SIEM e concluiu que o QRadar apresentou 50% menos falsos positivos do que outros sistemas e reduziu o tempo gasto em investigações em 79%.

Quer saber mais sobre o QRadar SIEM? Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e faça um trial gratuito!

Posts relacionados

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor no Brasil com o objetivo de garantir mais privacidade aos cidadãos
O Single Sign-On (SSO) se tornou uma solução tecnológica essencial para garantir a segurança cibernética em empresas de todos os tamanhos.
A Qriar é parceira da IBM no Brasil, ajudando empresas a implementar e personalizar as soluções de cibersegurança que a marca oferece para a realidade da sua organização. 

Agendar demonstração gratuita

Preencha os campos e nossa equipe entrará em contato para agendarmos sua demonstração gratuita.

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

Tem alguma dúvida?
Podemos te ajudar
pelos nossos canais.

Você está com dúvidas ou precisa relatar um problema com algum produto ou serviço? Nós podemos ajudar. 

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com