Por muito tempo, os modelos de segurança cibernética se basearam no conceito de “castelo e fosso”, em que havia um datacenter dentro da empresa e firewalls para proteger o perímetro da rede. Contudo, com a popularização dos dispositivos móveis e do modelo SaaS (Software as a Service), foi necessário desenvolver soluções para redes descentralizadas.
A arquitetura Zero Trust surgiu como resposta a essa demanda, trazendo consigo o IAM (Identity and Access Management). A seguir, você vai saber quais são as principais dificuldades das empresas ao implementar esse tipo de solução e como a Qriar ajuda a superá-las.
Mas antes, vale a pena explicar melhor os conceitos de Zero Trust e IAM.
O conceito da arquitetura Zero Trust
A arquitetura de rede baseada na lógica de castelo e fosso se tornou obsoleta porque, uma vez dentro do perímetro, o usuário (ou um invasor) passa a ter total liberdade para manipular todos os dados e recursos contidos naquele ambiente.
O objetivo da arquitetura Zero Trust é eliminar essa vulnerabilidade ao adicionar outros mecanismos de proteção, dentro e fora do perímetro. Nesse modelo baseado em níveis de confiança, cada usuário e dispositivo de rede precisa passar por verificações rigorosas antes de poder acessar dados e aplicações específicas no ambiente.
Caso queira saber mais sobre isso, nós já temos um artigo que explica como construir e implementar a arquitetura Zero Trust.
Aplicação do IAM (Identity and Access Management) na estratégia de Zero Trust
O IAM (Identity and Access Management) é um componente essencial em sistemas de autenticação. Resumidamente, trata-se de uma disciplina de segurança que só habilita o acesso de um usuário ao recurso correto, no momento correto e pelos motivos corretos.
De forma simplificada, é possível dividir o IAM em três subdisciplinas principais.
- – AM (Access Management), responsável pelos controles de autenticação contínua e acesso adaptativo por meio da abordagem RBA (Risk-Based Authentication);
- – IGA (Identity Governance and Administration), que mapeia as permissões e concede apenas os acessos mínimos necessários para cada usuário;
- – PAM (Privileged Access Management), que monitora o acesso e a utilização de credenciais privilegiadas.
Com todos esses cuidados, o IAM reduz a superfície de impacto aos ataques cibernéticos e ainda traz outros benefícios:
- – aumento na visibilidade dos processos;
- – adequação aos parâmetros exigidos por demandas regulatórias e auditorias;
- – maior eficiência operacional.
Principais dificuldades das empresas na implementação do IAM
Apesar da importância do IAM, muitos profissionais têm dificuldades para implementá-lo por conta de uma série de questões organizacionais. Uma das mais recorrentes é o uso de recursos antigos e baseados em tecnologias que já foram descontinuadas.
Essa situação compromete até mesmo o conhecimento de todos os sistemas e tecnologias que compõem o ambiente de rede da empresa. De fato, um desafio frequente dos gestores é mapear recursos, plataformas, contas e serviços que fazem parte do dia a dia nas mais diversas áreas e podem ser pontos de vulnerabilidade na rede.
Isso nos leva a outro problema: a falta de clareza sobre os processos internos. Ao longo dos anos, conforme o negócio evolui e as equipes se tornam maiores e mais complexas, há uma tendência natural à desorganização — os teóricos da administração a definem como entropia empresarial.
Nesse contexto, podemos observar a própria cultura organizacional como um obstáculo. A adoção do IAM costuma exigir mudanças significativas nos processos e é normal que haja uma certa resistência dos próprios colaboradores.
Eles podem enxergar a implementação de uma política de segurança da informação como burocracia desnecessária, que apenas torna o trabalho mais engessado.
Como a Qriar facilita a implementação do IAM
A Qriar é uma empresa brasileira especializada na implementação do IAM e pode ajudar você a superar as dificuldades mencionadas acima, tanto em termos de ferramentas e tecnologias quanto em suas subdisciplinas e processos.
Nosso time é composto por profissionais que possuem as certificações necessárias e buscam atualização constante. Dessa forma, as soluções de Cybersecurity da Qriar têm a garantia de alinhamento com as melhores práticas e tecnologias do mercado.
Não por acaso, contamos com o reconhecimento de marcas de alcance global como IBM, Micro Focus, Broadcom, Ping Identity e CyberArk. Todas elas atestam nossa capacidade de entregar projetos robustos em segmentos diversos — como instituições financeiras, empresas de logística e varejistas, entre outros.
Precisa de apoio para implementar o IAM na sua empresa? Cadastre-se para receber o contato de nossos especialistas e agendar uma demonstração gratuita.