autenticação

O Que É Monitoramento De Rede E Como Fazer?

O Que É Monitoramento De Rede E Como Fazer?

É impossível pensar em qualquer negócio que, hoje, não dependa da Internet ou de dispositivos móveis. Tamanha essa importância, não dá mais para deixar a infraestrutura desses sistemas ao acaso. Por isso, vale a pena entender o que é monitoramento de rede. Neste artigo, vou explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto!  

O que é monitoramento de rede?

Monitoramento de rede nada mais é do que a prática de observar e rastrear a sua infraestrutura de rede (composta por elementos como switches, roteadores e hubs inteligentes, bem como servidores e os serviços propriamente ditos). O principal objetivo de adotar essa rotina em uma empresa é prever possíveis problemas e tomar ações proativas antes que eles ocorram. Mas que contratempos seriam esses? Você vai entender melhor com uns exemplos práticos.  

Por que fazer monitoramento de rede?

Fazer o monitoramento de rede possibilita a detecção rápida de algumas situações que podem virar uma grande dor de cabeça, como, por exemplo, falhas de conexão ou pouco espaço em disco. Imagine que o servidor que roda o seu banco de dados está com pouco espaço em disco. Chega uma hora que ele não consegue mais armazenar novas informações. Se isso não for notado com antecedência, pode acontecer de perder dados de novos clientes, gerando assim, retrabalho para as equipes e provocando uma experiência de uso ruim para o cliente final. Falando em estragar a experiência do usuário, ninguém gosta de entrar em um e-commerce e levar mais de dez minutos para fechar um carrinho, não é? Pior ainda é quando o site cai! Isso porque, além de atrapalhar a compra, gera desconfiança. Monitorar a rede também pode evitar esses inconvenientes. A partir do monitoramento, você consegue entender se todos os elementos estão funcionando como deveriam e dentro de um tempo aceitável para o consumidor. Afinal, problemas com demora de processamento e falhas de conexão levam o seu cliente direto para o concorrente. Deu para entender porque é importante adotar um sistema dessas? Então entenda a seguir como ele é feito!  

Como fazer monitoramento de rede?

Os sistemas de monitoramento de rede usam protocolos para identificar possíveis problemas. Eles são, basicamente, uma linguagem, podendo ser definidos como a forma que os elementos se comunicam entre si. Hoje, no mercado de TI, existem inúmeros protocolos para este fim. A maioria deles é de propriedade de um fabricante específico. Por isso, eles só funcionam em dispositivos da mesma marca, o que cria uma ilhas de gerenciamento e impede a gestão centralizada da infraestrutura. Entretanto, também há aqueles protocolos padrão, que funcionam em todos os dispositivos e já vêm implementados de fábrica. Os dois principais são:  
  • ICMP (Internet Control Message Protocol): também conhecido como ping, ele envia uma requisição a um endereço IP que o responde prontamente. A partir das informação obtidas dessa resposta, é possível saber se a um servidor está ativo e qual o tempo de acesso;
 
  • SNMP (Simple Network Management Protocol): com ele, é possível obter um conjunto de métricas a respeito do funcionamento de determinado elemento monitorado. Esses dados são então enviados para plataforma de gerenciamento central onde são armazenados, analisados e correlacionados com outras informações.
  A maior parte dos casos segue o modelo híbrido, usando protocolos proprietários e os padrão de mercado. Estes últimos, por serem muito antigos, acabam trazendo questões de segurança, uma vez que os dados usados para monitoramento também são úteis para atacantes Por este motivo, é interessante, além de monitorar a infraestrutura de rede, reforçar a segurança nos dispositivos, especialmente se a sua organização é adepta do Bring Your Own Device. Neste outro artigo, falamos sobre os principais riscos e desafios do BYOD e como garantir a proteção. Vale conferir!

Posts relacionados

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor no Brasil com o objetivo de garantir mais privacidade aos cidadãos
O Single Sign-On (SSO) se tornou uma solução tecnológica essencial para garantir a segurança cibernética em empresas de todos os tamanhos.
A Qriar é parceira da IBM no Brasil, ajudando empresas a implementar e personalizar as soluções de cibersegurança que a marca oferece para a realidade da sua organização. 

Agendar demonstração gratuita

Preencha os campos e nossa equipe entrará em contato para agendarmos sua demonstração gratuita.

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

Tem alguma dúvida?
Podemos te ajudar
pelos nossos canais.

Você está com dúvidas ou precisa relatar um problema com algum produto ou serviço? Nós podemos ajudar. 

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com