identidade

Identity As A Service (IDaaS): Entenda O Que É E Para Que Serve

Identity As A Service (IDaaS): Entenda O Que É E Para Que Serve

O Identity as a Service surgiu como uma uma solução de gestão de identidades para empresas que nasceram na nuvem e, por isso, não tinham servidores físicos para armazenar dados centralizados dessas identidades. Com o aumento de adesão do trabalho híbrido, esse sistema se mostrou muito útil.

Neste artigo, você vai entender o que ele é, como funciona e quais são as suas principais vantagens. Continue lendo!

O que é Identity as a Service (IDaaS)?

O Identity as a Service (IDaaS) é uma solução de gestão de identidades em nuvem a partir de uma infraestrutura terceirizada. Em outras palavras, de um jeito bem simplista, ele garante que as pessoas certas tenham os acessos exatos no momento correto.

Olhando assim, muitas empresas não entendem a importância de adotar um sistema desses. Mas depois de entender como ele funciona, essa necessidade fica evidente.

Como o IDaaS funciona?

Um dos tipos mais comuns de ciberataque é o roubo de identidade. Ele é muito facilitado por uma prática  muito comum entre os usuários que é usar a mesma senha para tudo. Ou seja, se o hacker consegue entrar em uma única base, por consequência, tem acesso a todas as outras.

O IDaaS trabalha diminuindo o que a gente chama de superfície de ataque. Ou seja, em vez de você ter essa senha espalhada em vários bancos, ela fica centralizada nesse sistema. E por que isso minimiza os riscos de vazamento?

Ferramentas de Identity as a Service têm uma política de proteção de senha muito robusta. Entre as principais diretrizes, está, por exemplo, a possibilidade de ver quem acessou o quê e quando. Mas essa não é a única vantagem.

Vantagens de adotar o IDaaS

As maiores vantagens que o IDaaS oferece para empresas são:

  • redução de riscos;

  • melhora na experiência do usuário;

  • eliminação de custos e complexidade.

A seguir, confira alguns exemplos práticos para você entender como isso funciona no dia a dia.

1. Adequação à LGPD

Ter uma base de dados centralizada facilita o fortalecimento de proteção para aquele único banco. Esse reforço de segurança é uma das exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Portanto, sua adoção evita prejuízos.

2. Autenticação multifator (MFA)

Integrar multifatores de autenticação dão uma garantia maior de que o usuário é realmente quem ele diz ser. Além disso, há também uma melhora de UX (User Experience), uma vez que, depois de reconhecido, esse indivíduo não vai precisar ficar logando o tempo inteiro.

3. Dispensa de servidores

Bancos de dados tradicionais exigem uma estrutura física, o que acaba sendo caro e complexo de instalar. O IDaaS, não, uma vez que é in cloud. Sendo assim, ele se torna uma solução mais barata e rápida.

Deu para entender a importância de adotar ferramentas de Identity as a Service dentro da sua empresa?

Se ficou interessado e deseja saber mais, entre em contato com a Qriar e faça um trial.

Posts relacionados

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor no Brasil com o objetivo de garantir mais privacidade aos cidadãos
O Single Sign-On (SSO) se tornou uma solução tecnológica essencial para garantir a segurança cibernética em empresas de todos os tamanhos.
A Qriar é parceira da IBM no Brasil, ajudando empresas a implementar e personalizar as soluções de cibersegurança que a marca oferece para a realidade da sua organização. 

Agendar demonstração gratuita

Preencha os campos e nossa equipe entrará em contato para agendarmos sua demonstração gratuita.

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

Tem alguma dúvida?
Podemos te ajudar
pelos nossos canais.

Você está com dúvidas ou precisa relatar um problema com algum produto ou serviço? Nós podemos ajudar. 

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com