segurança

Bring Your Own Device (BYOD) Vale A Pena? Entenda Riscos, Desafios E Como Garantir A Segurança

Bring Your Own Device (BYOD) Vale A Pena? Entenda Riscos, Desafios E Como Garantir A Segurança

Durante a pandemia de Covid-19, o Bring Your Own Device (BYOD) se firmou de vez como uma prática comum dentro de organizações do mundo todo. Com o aumento na adoção do modelo home office, os colaboradores passaram a usar os seus próprios dispositivos para fins de trabalho.

De início, o BYOD foi implementado como uma necessidade, mas, agora, que as coisas parecem estar voltando ao normal, vale a pena manter esse formato?

Neste artigo, eu vou te mostrar que sim, existem muitas vantagens em continuar assim, mas também há alguns riscos e desafios. Entenda melhor!

 

Vantagens do Bring Your Own Device (BYOD)?

Sem dúvidas, a maior vantagem que o Bring Your Own Device traz para uma organização é a economia, uma vez que são os próprios colaboradores que arcam com os custos de adquirir e manter os dispositivos.

Mas, além disso, também há uma melhora na produtividade porque os funcionários se sentem mais à vontade para trabalhar com os seus aparelhos, que, normalmente, eles já têm mais familiaridade.

Isso sem falar também do conforto da mobilidade, já que ele pode trabalhar de onde quiser.

Mas, nem tudo são só boas notícias com o BYOD. Existem alguns riscos e desafios na implementação que são relacionados, principalmente, à segurança corporativa.

 

Riscos e desafios na implementação do BYOD

Uso de dispositivos pessoais, em casa, foge do controle da empresa, o que é muito importante para evitar vazamento de informações, por exemplo. Como o device é do usuário, há um impasse: como dar liberdade para o uso pessoal e ainda proteger dados empresariais?

Nesse caso, os riscos são vários:

  • não saber se o dispositivo está atualizado;
  • não ter certeza se o aparelho tem antivírus instalado;
  • não saber se o usuário está acessando sites ou instalando softwares maliciosos;
  • entre muitos outros!

 

Resolver esse impasse pode parecer complexo, mas existem soluções muito modernas no mercado que resolvem essa questão, como o MaaS360, uma ferramenta de Gerenciamento Unificado de Terminais (UEM) da IBM.

 

MaaS360: Implementando o BYOD com segurança

O MaaS360 é uma ferramenta necessária para manter a segurança dentro do modelo BYOD porque ela permite essa ?separação? entre uso pessoal e profissional no mesmo dispositivo. Vou te dar alguns exemplos de como ela faz isso.

Primeiro, ela permite separar os dados corporativos em um contêiner separado dentro do dispositivo. Ele é criptografado e, dentro dele, a empresa tem total controle. Assim, você pode estabelecer algumas regras, como por exemplo, se ele pode ou não dar um printscreen na tela do e-mail.

A partir disso, também é possível estipular uma blacklist e whitelist. Caso o usuário acesse um site ou baixe um software dentro dessa lista proibida, todos os dados corporativos são apagados e ele é avisado, voltando a ter acesso somente quando resolver a questão.

Outra possibilidade é indicar por quais redes de wi-fi o usuário pode se logar, além de geolocalização. Então, por exemplo, se o seu colaborador vai fazer uma visita técnica, você pode permitir que ele acesse as informações só dentro da localidade para onde ele vai e o horário do encontro.

Essas são só algumas das várias funções que o MaaS360 oferece para garantir a segurança do Bring Your Own Device.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Então entre em contato com a equipe da Qriar e solicite uma demonstração gratuita do MaaS360!

Posts relacionados

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor no Brasil com o objetivo de garantir mais privacidade aos cidadãos
O Single Sign-On (SSO) se tornou uma solução tecnológica essencial para garantir a segurança cibernética em empresas de todos os tamanhos.
A Qriar é parceira da IBM no Brasil, ajudando empresas a implementar e personalizar as soluções de cibersegurança que a marca oferece para a realidade da sua organização. 

Agendar demonstração gratuita

Preencha os campos e nossa equipe entrará em contato para agendarmos sua demonstração gratuita.

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

Tem alguma dúvida?
Podemos te ajudar
pelos nossos canais.

Você está com dúvidas ou precisa relatar um problema com algum produto ou serviço? Nós podemos ajudar. 

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com

telefone

+55 (11) 2386-7515

e-mail

comercial@qriar.com